Público alvo: 9º ano/8ª série (6 aulas).
Objetivos:
♦ Compreender o uso dos Números Racionais e seus conceitos na resolução de problemas.
♦ Entender e resolver Operações com Números Racionais.
♦ Ler e escrever correspondente a textos Matemáticos escritos em linguagem materna e com linguagem coerente.
♦ Entendimento os Números Racionais.
♦ Reconhecer o Conceito de Números Racionais, e suas representações na Reta Numérica.
♦ Entender e resolver operações com fração.
♦ Reconhecer os procedimentos de resolução na igualdade, de fração, conceitos aproximação e dízimas periódicas.
♦ Resolver operações com frações e decimais.
♦ O aluno necessita relacionar a leitura com o conteúdo, criando e identificando o uso de números Racionais e sua posição na reta Numérica, e resolvendo para assimilar de forma significativa o conteúdos propostos em Situações Desafiadoras, usando a narrativa e contextualizando sobre a historia do surgimento dos Números Racionais o aprendizado será mais consistente e significativo.
♦ Fornecer base para que o aluno seja capaz de resolver problemas das séries seguintes que envolvam Operações com Números Racionais.
♦ Uso de explanação e Narrativas dos conceitos e surgimento dos números Racionais.
♦ Uso da pesquisa e reescrita do que foi pesquisado sobre o uso dos Números Racionais.
♦ Utilização de Régua e escalas métricas para entendimento.
♦ Mapa de conjuntos para visualização e entendimento.
♦ Exemplificação usando situações problemas relacionadas ao cotidiano do aluno, através de leitura compartilhada.
♦ Apresentação do resumo da aula, pesquisa usando os meios tecnológicos, resolução de exercícios e trabalhos em grupo.
♦ Livro Didático (narrativa e contextualização)
♦ Vídeo “A história dos Números”.
♦ Textos de apoio relacionado ao tema “O surgimento dos Números Racionais”.
♦ Uso de Texto copiado e exercícios (xerox).
♦ Sala de informática, internet, jogos, quis.
♦ Resumo em cópias do conteúdo.
♦ Lousa, giz, papel quadriculado e régua.
♦ Mapa de conjuntos.
♦ Calculadora.
♦ Figuras Geométricas.
♦ O aluno será avaliado constantemente na sua atuação de pesquisa, autonomia, liderança, pratica de estudo, exposição do conteúdo assimilado de forma oral e escrita.
♦ Atividades individuais e em grupo.
♦ Auto avaliação.
♦ Avaliação escrita.
♦ Recuperação Paralela e Contínua.
Por Carmen Silvia Cirino
(Habilidades relacionadas H1, H2, H10, H15 e H16).
Descrição – Aula Número Racional
♦ A aula começará com a professora organizando, a classe com os alunos sentados em dupla e passando um vídeo como retomada sobre “A história dos Números e seu surgimento”.
♦ Com a apresentação deste vídeo, e através da narrativa e leitura do texto: “Os Números Racionais”, a professora estimulará a reflexão, de como o uso dos números e seu posicionamento são importantes na atualidade e como são usamos no nosso dia-a-dia.
♦ Com toda a classe mobilizada a professora solicitará que cada dupla, coloque no papel em forma de síntese os pontos, que mais lhes foram relevantes no vídeo e no texto utilizado. Desta forma a professora, estará estimulando a participação dos alunos na aula. Após a construção da síntese, a dupla apresentará para os demais colegas a produção e sua relevância, e usando mais uma vez o texto, e narrando o uso dos Números Racionais, construirei na lousa, com uso da régua de madeira a Reta Numérica e a posição de algumas frações para melhor assimilação, e para desenvolver as habilidades e competências necessárias ao entendimento do conteúdo.
♦ Neste momento a professora fará uma explanação explicativa sobre o conteúdo Números Racional, e com as figuras articuladas, mostrarei o todo (inteiro), e as divisões dessa mesma figura em partes iguais e análise do Mapa dos Racionais.
Desta forma ficará claro e assunto fração e sua fragmentação. Após será proposto pela professora a construção da Reta Numérica usando os Números Naturais intercalados com os Números Racionais pelos alunos com uso de papel quadriculado e régua para melhor entendimento.
♦ Com os exercícios e problemas já copiados, e com a classe em dupla, os alunos resolverão os exercícios com a orientação da professora, assim o aprendizado será consistente e significativo.
♦ Para finalizar o conteúdo Número Racional, nas aulas seguintes, será feita revisão dos conteúdos, correção dos exercícios e problemas de forma oral e na lousa de forma compartilhada.
♦ Com a sala organizada e orientada, os alunos serão levados a sala de informática para pesquisa sobre Número Racional, com supervisão da professora. Neste momento acontecerá aula explicativa e dialogada sobre os Números Racionais. E ao final das 6 aulas será feita uma sondagem sobre o que foi assimilado individualmente e em grupo, para avaliação e para verificação das habilidades desenvolvidas.
Surgimento dos Números Racionais ----- Contextualização e uso da Narrativa.
Números Racionais---------------------------Representação e posição na Reta Numérica.
Conjunto dos Números Racionais-----------Mapa Conjuntos (Euller).
Operações com Números Racionais--------Conceito de aproximação e dízimas.
Ler e Escrever com compreensão.
Entender a Reta Numérica e o posicionamento dos Números.
Aplicar e Resolver as operações com Números Racionais.
Utilização e domínio do método e regra de resolução.
0 comentários:
Postar um comentário