sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Aula com Mapeamento e Norteador de Percurso


Plano de Aula




OBJETOS DO CONHECIMENTO ( CONTEÚDOS )
Tema 1 – Números Racionais, Operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação ),
Reta Numérica, Localização dos Números Racionais na Reta Numérica.


COMPETÊNCIAS DO SUJEITO     
          GI – Competências para observar:
Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
          GII – Competências para realizar:
Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais ( adição, subtração, multiplicação, potenciação – expoentes inteiros e radiciação ).
          GIII – Competências para compreender:
Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação );
Resolver problemas que envolvam porcentagem.

Objetivo geral a ser alcançado: Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita, da interpretação e do cálculo.

Objetivos específicos: Compreender o significado dos números racionais em situações concretas, bem como das operações com números racionais.

A justificativa de se trabalhar determinados conteúdos: A importância da reta numérica nas séries iniciais e sua ampliação até o ensino médio.

Procedimentos metodológicos: Utilizar aula expositiva para introduzir o assunto. Propor a resolução de exercício abordando o cotidiano do aluno.

Recursos materiais e tecnológicos: Livros didáticos, caderno do aluno do Estado de São Paulo e sala multimídia.

Avaliação: Avaliação contínua, acompanhamento diário, intervenções nas atividades para sanar possíveis dúvidas.

Mapeamento de Conteúdo

Surgimento dos Números Racionais ------------- Contextualização e uso da Narrativa.
Números Racionais---------------------------Representação e posição na Reta Numérica.
Conjunto dos Números Racionais----------------------------------Mapa Conjuntos (Euller).
Operações com Números Racionais----------------Conceito de aproximação e dízimas.

Norteador de Percurso

·        Ler e Escrever com compreensão;
·        Entender a Reta Numérica e o posicionamento dos Números;
·        Aplicar e Resolver as operações com Números Racionais;
·        Utilização e domínio do método e regra de resolução.


 



Complementando o Plano de Aula e o Mapeamento


NARRATIVAS 

Acesse o LINK abaixo e acompanhe a sequência didática da aplicação em sala de aula:





Vídeos Educacionais

Acesse os links abaixo para assistir aos três episódios do Jornal Numeral.










domingo, 9 de junho de 2013

Linguagens Diferentes

Algumas linguagens diferentes na sua escrita e leitura. Vejamos o título do nosso BLOG em :

 PORTUGUÊS “Educar com novas tecnologias é o Desafio!”

INGLÊS “Educating with new technologies and the Challenge!”

ESPANHOL “Educar con nuevas tecnologías y el desafío!”

 ITALIANO "Educare con le nuove tecnologie e la sfida!"

 FRANCÊS "Eduquer les nouvelles technologies et le défi!"