Plano de Aula
OBJETOS DO CONHECIMENTO ( CONTEÚDOS )
Tema 1 – Números Racionais, Operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação ),
Reta Numérica, Localização dos Números Racionais na Reta Numérica.
COMPETÊNCIAS DO SUJEITO
GI – Competências para observar:
Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
GII – Competências para realizar:
Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais ( adição, subtração, multiplicação, potenciação – expoentes inteiros e radiciação ).
GIII – Competências para compreender:
Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação );
Resolver problemas que envolvam porcentagem.
Objetivo geral a ser alcançado: Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita, da interpretação e do cálculo.
Objetivos específicos: Compreender o significado dos números racionais em situações concretas, bem como das operações com números racionais.
A justificativa de se trabalhar determinados conteúdos: A importância da reta numérica nas séries iniciais e sua ampliação até o ensino médio.
Procedimentos metodológicos: Utilizar aula expositiva para introduzir o assunto. Propor a resolução de exercício abordando o cotidiano do aluno.
Recursos materiais e tecnológicos: Livros didáticos, caderno do aluno do Estado de São Paulo e sala multimídia.
Avaliação: Avaliação contínua, acompanhamento diário, intervenções nas atividades para sanar possíveis dúvidas.
Surgimento
dos Números Racionais ------------- Contextualização e uso da Narrativa.
Números
Racionais---------------------------Representação e posição na Reta Numérica.
Conjunto dos
Números Racionais----------------------------------Mapa Conjuntos (Euller).
Operações
com Números Racionais----------------Conceito de aproximação e dízimas.
Norteador de Percurso
Norteador de Percurso
·
Ler
e Escrever com compreensão;
·
Entender
a Reta Numérica e o posicionamento dos Números;
·
Aplicar
e Resolver as operações com Números Racionais;
·
Utilização
e domínio do método e regra de resolução.